É possível fazer vários empréstimos em uma única instituição financeira? E em empresas diferentes?

A resposta para a primeira pergunta é: sim, é possível fazer mais de um empréstimo em uma única instituição financeira. Uma pessoa pode fazer um empréstimo pessoal, um consignado, um financiamento habitacional ou de veículos e ainda utilizar o serviço de penhores, por exemplo.

Então, possível é sim, mas a concessão vai depender de critérios estabelecidos por cada banco ou instituição financeira.

Tomador com margem consignável

A margem consignável é o percentual máximo que os assalariados, aposentados e pensionistas podem comprometer de sua renda mensal em pagamentos de prestações de empréstimo consignado, ou seja, descontado no contracheque.

Dependendo da categoria profissional, tal percentual varia de 30% até 70% da renda, como é o caso dos militares. Dentro desta margem e atendendo aos critérios da instituição bancária, você pode ter quantos empréstimos consignados quiser.

Tomador sem margem consignável

Caso já tenha comprometido todo o percentual da margem, é possível pedir um novo empréstimo consignado, pagar o saldo devedor do primeiro e ficar com o dinheiro que sobrar. Isso é possível, desde que o tomador já tenha quitado um certo número de prestações.

Nesse tipo de renegociação, o valor da prestação e o prazo restante podem aumentar.

Empréstimo pessoal não consignado

Esta é uma modalidade que não depende de margem consignável, pois as prestações não serão debitadas diretamente no contracheque. No entanto, o banco ou financeira estabelecem critérios para determinar seu limite de crédito, ou seja, a quantia máxima que você pode tomar emprestada.

A instituição financeira determina se os pagamentos serão por débito em conta, boletos bancários, cheques pré-datados ou algum outro meio.

Obter um crédito pessoal é fácil e rápido, pois você pode até optar por um empréstimo pessoal online, fazendo todo o processo pela internet.

É possível obter vários empréstimos em instituições financeiras diferentes?

Aqui, a resposta também é sim. Nada impede que você peça crédito em diferentes bancos ou financeiras, desde que atenda a determinados critérios, que podem ser diferentes de banco para banco.

A instituição vai levantar seu histórico de crédito e seu score, para estabelecer o valor que você poderá tomar emprestado.

Resumindo, é possível ter mais de um empréstimo em uma mesma financeira ou mesmo em instituições financeiras diferentes. Por exemplo, mesmo que você já tenha um empréstimo na Caixa, no Bradesco ou no Itaú, pode pedir outro em financeiras como Simplic, Just Bank ou Moneyman, ou qualquer banco, desde que atenda às exigências de cada um.

Lembre-se que as instituições financeiras podem trocar informações sobre clientes, para levantar seu histórico e determinar seu limite de crédito. Então, se você não reunir condições de arcar com todos os pagamentos, seu pedido pode ser negado.

No entanto, mais importante do que saber que é possível fazer mais de um empréstimo é ter bom senso e não comprometer um alto percentual de sua renda só com prestações. O ideal é que a soma de todos os encargos mensais não ultrapasse 30% de seus rendimentos.

Em nossa seção “Recomendação do José”, você pode ler mais artigos sobre empréstimos e finanças pessoais. Aproveite!

Comentários sobre É possível fazer vários empréstimos em uma única instituição financeira? E em empresas diferentes?

Adicionar uma revisão
Ordenar por:

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de sites e e-mails serão transformados em links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
Sem comentários, o seu será o primeiro.