O Itaú Unibanco é o maior banco privado do Brasil e está entre as organizações mais significativas do mundo, de acordo com o posicionamento da Forbes 2016, considerando componentes como renda, ativos e valor de mercado. O banco possui quase cinco mil agências no Brasil e no mundo, com mais de 26 mil caixas e pontos de atendimento, além de tarefas em 21 nações.
Para os clientes pessoa física, o Itaú oferece conta-corrente, cartão de crédito e outras opções de créditos e financiamentos, opções de investimentos e previdência, seguros, capitalização e consórcios.
Entre as classes de serviços aos clientes pessoa física o banco tem o Itaú Uniclass, Itaú Personnalité e ainda o Itaú Private Bank.
Para empresas, o banco tem conta-corrente, cartões, opções para pagamentos e recebimentos, investimentos, créditos e financiamentos, seguros, câmbio e comércio exterior e ainda máquina de cartão.
O Itaú divulga que seu mapa de sustentabilidade do Itaú é apoiado por quatro frentes viabilizadoras – governança e gestão, eficiência, incentivos e cultura – e a estratégia refletida no mapa direciona a atuação, por exemplo, para mitigar riscos, encontrar diferenciais competitivos e na condução de negócios que gerem valor ao longo do tempo. A estratégia de sustentabilidade da empresa é ancorada em três focos estratégicos: Educação Financeira, Riscos e Oportunidades Socioambientais e Diálogo e Transparência.
Desde fevereiro de 2002, o banco Itaú Unibanco Holding SA tem ações negociadas na Nyse (Bolsa de Valores de Nova York).
Todo ano, o Itaú Unibanco direciona cerca de meio bilhão de reais a iniciativas voltadas para a promoção da educação de maneira geral e da educação financeira, além de projetos ligados à cultura, esporte e mobilidade urbana, como os programas: “Vá de bike” e “Leia para uma criança”.