7 dicas para organizar sua vida financeira

Independente de qual seja o seu perfil de gastos ou do quanto você ganhe, ter uma vida financeira organizada só vai lhe trazer vantagens. Já pensou em fazer o seu salário durar até o final do mês ou mesmo poder realizar aqueles projetos que você tem há tempos nas sua cabeça? Pois tudo isso é possível com um pouco de organização.

Confira nesse artigo algumas dicas dos especialista do José Crédito que você pode começar a colocar em prática imediatamente.

1. Gaste menos do que ganha

Essa é uma dica bastante óbvia, mas que é muito difícil para algumas pessoas. Se você gastar mais do que ganha, a consequência é óbvia: dívidas. E isso pode se tornar ainda mais amargo se estes gastos a mais forem no limite da sua conta ou no cartão de crédito, somando os tão temidos juros. Por isso, tenha disciplina e foco para equilibrar ganhos e gastos.

2. Estabeleça limites

O limite é o melhor amigo de uma vida financeira saudável. Estabelecendo limites para os seus gastos você garante que não irá gastar mais do que ganha e isso vai lhe ajudar a cumprir a primeira regra da vida financeira saudável. Para facilitar, você pode criar limites por área: gastos essenciais, lazer, supérfluos, etc. O importante é sempre pensar em gastar mais nas “obrigações” como aluguel, água, luz e transporte e menos em itens como restaurantes, cinema e outras atividades extras.

3. Evite gastos por impulso

Aqueles gastos não planejados, por menores que sejam, podem fazer um grande estrago na sua vida financeira. Por isso, evite fazer compras ou contratações de coisas que você não precise ou que não possa no momento. Com uma vida financeira equilibrada fica mais fácil matar essas vontades mais tarde.

4. Planeje-se

Que tal fazer um planejamento antes do mês começar? Assim, você já sabe onde e como pode gastar. Você pode fazer esse planejamento num caderno, numa planilha ou até num aplicativo, o importante é dedicar um pouco do seu tempo para se programar.

5. Guarde dinheiro

Imprevistos acontecem, por isso, ter uma reserva de urgência é importante para não ser pego desprevenido. Separe todos os meses uma parte dos seus ganhos para usar nesses momentos de necessidade.

6. Renegocie suas dívidas

Sua dívidas podem se tornar uma bola de neve, por isso, procure alternativas para quitá-las, como negociar com os credores ou conseguir um empréstimo. Comece sempre pelas contas que tem os juros mais altos, assim você evita que seu saldo devedor aumente muito.

7. Faça empréstimos de forma estratégica

Acabamos de falar sobre quitação de dívidas, pois bem, se você tem várias dívidas, uma boa opção é fazer um empréstimo que cubra esses valores e ficar com uma única parcela para pagar. Empréstimos também podem ser uma boa opção para tirar projetos do papel. Para que o empréstimo seja um bom negócio, procure comparar as opções e escolher aquele que tem as taxas mais atraentes e as condições que mais se encaixam no seu orçamento.

Quer conhecer as melhores opções de empréstimo? Conte com o José Crédito, que tem um time de especialistas em serviços financeiros, focados em lhe oferecer o máximo de opções e informações completas para lhe ajudar a tomar a melhor decisão.

Comentários sobre 7 dicas para organizar sua vida financeira

Adicionar uma revisão
Ordenar por:

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de sites e e-mails serão transformados em links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
Sem comentários, o seu será o primeiro.