Como construir um bom conceito financeiro?

Ter uma boa reputação no meio financeiro é fundamental para quem precisa obter um empréstimo pessoal ou outro tipo de crédito. As instituições financeiras precisam evitar a inadimplência e, por isso, farão um levantamento cadastral de sua situação na praça, antes de aceitar seu pedido de empréstimo.

Portanto, mantendo seu nome limpo e preservando seu bom conceito financeiro, você só terá a ganhar. E o que é preciso fazer?

Quitar as contas em dia

Pagar em dia é a primeira obrigação de quem tem uma dívida. Seu credor confiou na sua capacidade de saldar compromissos, então, faça o que for possível para pagar nas datas combinadas. Além de evitar cobranças de multas e juros de mora, você estará preservando o que é mais importante: seu bom conceito financeiro.

Para evitar esquecimentos, procure deixar seus pagamentos programados para débito automático em sua conta corrente e honre seus compromissos em dia!

Negociar com os credores e pagar o que deve

Houve um imprevisto, você não pagou a dívida e ficou com o nome “sujo” na praça? Tome providências o mais rápido possível, procurando seus credores e mostrando-se disposto a pagar. Proponha um refinanciamento, peça isenção de multa ou negocie condições que permitam a quitação da dívida o quanto antes.

Após a assinatura do acordo de pagamento, a instituição financeira deverá providenciar a retirada de seu nome dos cadastros de inadimplentes.

Monitorar seu CPF

É fundamental que você mantenha seu número no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) bem protegido, pois ele será o principal canal de informações para as instituições financeiras. Pela internet, é possível consultar os sites dos órgãos de proteção ao crédito para saber que empresas consultaram seu CPF, se houve negativação de seu nome, se há empresas abertas com seu CPF etc.

Aumentar seu score junto ao Serasa

As instituições financeiras farão um levantamento de seu cadastro, antes de aceitar seu pedido de empréstimo. Isso inclui uma consulta ao seu score junto ao Serasa, um dos órgãos de proteção ao crédito existentes no Brasil. As notas vão de zero a mil, e indicam a probabilidade de determinado grupo deixar de pagar dívidas nos doze meses seguintes.

Uma pontuação alta sinaliza pouca chance de inadimplência e, por consequência, melhor reputação no mercado financeiro.

E que fatores influenciam seu score junto ao Serasa?

  • o tipo de empresas com as quais você se relaciona;
  • seu histórico financeiro na praça;
  • sua situação cadastral;
  • o fato de já ter sido negativado ou não;
  • o registro no cadastro positivo do Serasa.

Consulte o site do Serasa para obter mais informações sobre seu score e saber como fazer para melhorá-lo.

Então, agora você já sabe: para construir e manter um bom conceito financeiro na praça é importante pagar em dia, quitar dívidas pendentes, proteger o CPF e aumentar a pontuação junto ao Serasa.

Certamente, a decisão final sobre conceder ou não um empréstimo pessoal ou em outra modalidade será sempre da instituição financeira, mas ter um bom nome na praça será fundamental para ter seu pedido atendido.

Comentários sobre Como construir um bom conceito financeiro?

Adicionar uma revisão
Ordenar por:

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de sites e e-mails serão transformados em links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
Sem comentários, o seu será o primeiro.