O que é importante saber ao pedir um empréstimo?
Se você está pensando em pedir um empréstimo pessoal em uma instituição financeira, há algumas perguntas importantes para fazer a si mesmo antes de tomar a decisão. Afinal, as parcelas mensais terão um impacto em suas finanças pessoais, então é preciso prudência neste momento.
O que você deve se perguntar antes de assinar o contrato? É o que nosso artigo vai mostrar.
Preciso mesmo pedir um empréstimo?
Analise suas reais necessidades neste momento. Que planos você tem para o dinheiro? Se for para trocar uma dívida de juros altos por outra com encargos mais baixos, por exemplo, pode mesmo ser uma ótima ideia.
Por outro lado, se a intenção for usar o dinheiro para compras que podem ser adiadas ou que não são tão necessárias, o melhor é pensar duas vezes antes de se endividar.
Parentes ou amigos podem me ajudar?
Se você precisa mesmo do dinheiro e conta com um familiar ou um amigo que esteja em situação financeira confortável, pode ser melhor pedir a ele do que a uma instituição financeira. Mesmo que seu parente ou amigo exija algum juro (e isso é justo), os encargos, certamente, serão menores do que se você pedir um empréstimo online rapido no Brasil ao banco.
Só não se esqueça de que misturar amizade com finanças é uma situação delicada que pode levar a desentendimentos. Para preservar a boa relação entre vocês, pague pontualmente!
A prestação cabe no meu orçamento?
Verifique, cuidadosamente, o real impacto dos encargos do empréstimo em seu orçamento mensal. Você pode honrar os pagamentos pontualmente, sem risco de perder o controle das finanças?
Se a resposta for sim, vá em frente. Caso contrário, tente cortar ou reduzir algumas despesas, para não comprometer seu equilíbrio financeiro.
Que instituição financeira oferece as melhores condições?
O mercado coloca uma grande variedade de linhas de crédito à sua disposição: crédito pessoal, consignados, financiamento de veículos, empréstimo com garantia de imóvel ou carro e outros. Um deles, certamente, atenderá suas necessidades.
O que você precisa pesquisar com cuidado são os juros, taxas de serviço e seguros embutidos, cobrados por cada instituição financeira, pois eles variam bastante. É fundamental fazer comparações antes de decidir.
Agindo com prudência e pesquisando as melhores condições oferecidas pelos bancos, você se sentirá mais seguro ao pedir um empréstimo.
Gostou de saber disso? Leia outros artigos em nosso website para estar sempre bem informado sobre finanças pessoais! "Como os tomadores de empréstimo no Brasil podem checar o próprio histórico de crédito?"