O que fazer para melhorar seu score de crédito?

Uma boa reputação financeira no mercado não se constrói da noite para o dia. Então, é preciso cuidar desde cedo para manter seu bom conceito na praça, pois isso será fundamental quando você se candidatar a um empréstimo pessoal ou outro tipo de financiamento.

Um dos dados consultados pelas instituições financeiras é o score de crédito. Ele é como uma nota de avaliação baseada em uma série de fatores, de maior ou menor peso. Alguns desses fatores são seus dados cadastrais, sua pontualidade em pagar contas, o registro de seu nome em listas restritivas de crédito e seu relacionamento com empresas.

A pontuação mais alta do score de crédito é 1000. Quanto mais perto desse número você chegar, melhor seu conceito financeiro e maiores suas chances de obter um empréstimo pessoal ou de outro tipo. Consulte o seu score gratuitamente no site da SERASA Experian.

Dito isso, vamos mostrar o que você pode fazer para melhorar o seu score.

1. Mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados

Atualizar seus dados junto aos bancos, empresas e instituições de proteção ao crédito conta pontos a seu favor, pois mostra que você é confiável e não está evitando ser contactado quando necessário.

Então, mudou de endereço ou de telefone? Houve alguma outra alteração significativa em seus dados cadastrais? Comunique às instituições com as quais se relaciona, principalmente à SERASA Experian, a empresa que será consultada quanto ao seu score de crédito.

2. Honre seus compromissos em dia

A pontualidade nos pagamentos é outro fator fundamental para melhorar seu score e facilitar seu acesso a linhas de crédito. Para evitar esquecimentos, encarregue seu banco de debitar suas contas automaticamente no dia do vencimento. O débito automático pode ser autorizado para contas de água, luz, telefone fixo, internet, imposto de renda e várias outras.

Prefere cuidar pessoalmente das contas, em vez de autorizar o débito automático? Temos algumas dicas para facilitar sua vida:

· assim que receber a conta pelo correio, entre no Internet Banking e agende o pagamento dentro do prazo;

· registre o vencimento das contas em um calendário, seja de papel ou no computador;

· programe lembretes em seu celular ou no computador pessoal;

· se for viajar, não se esqueça de agendar o pagamento no Internet Banking, ou pedir a alguém de confiança para pagar suas contas;

· separe uma pasta para arquivar as contas a vencer e aquelas já pagas;

· se acha que não conseguirá pagar uma conta na data certa, entre imediatamente em contato com seu credor e negocie um prazo maior.

3 - Tire seu nome das listas de restrição ao crédito

O ideal é estar sempre atento para que seu nome nunca seja negativado, pois isso é fundamental para manter um score mais alto.

Se não foi possível evitar e seu nome foi registrado em listas restritivas mantidas pelo SPC, SERASA ou CADIN, procure imediatamente seus credores para renegociar a dívida e regularizar sua situação. Isso pode não causar um efeito imediato em seu score, mas mantendo-se pontual de agora em diante, seu comportamento vai mostrar que você é confiável novamente.

4. Providencie seu cadastro positivo

Felizmente, não só o comportamento negativo tem influência em seu score. Os bons pagadores agora podem entrar em um cadastro positivo, onde constará seu histórico de pagamentos em dia, suas transações com cartões de crédito, financiamentos, empréstimos etc.

Toda a sua vida financeira conta pontos no score de crédito, então providencie seu cadastro positivo junto à SERASA Experian e mostre seu bom desempenho na praça.

Concluindo, lembramos que um score mais baixo não significa que seu pedido de crédito será automaticamente negado, pois as instituições financeiras analisam uma série de outros fatores. No entanto, quanto mais alto for seu score, melhores taxas e condições você poderá negociar.

Então, aproveite bem as nossas recomendações e obtenha empréstimos mais vantajosos!

Comentários sobre O que fazer para melhorar seu score de crédito?

Adicionar uma revisão
Ordenar por:

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de sites e e-mails serão transformados em links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
Guest
(01/07/2018 01:22 PM)

Já tive restrição no meu nome,mas consegui pagar,já faz dois anos,pago todas minhas contas antecipado,mais meu score só diminui, não consigo entender,um mês estava 572,no outro 470.

Este comentário é útil?
0
0