Que maus hábitos financeiros podem arruinar quem faz empréstimos?
Pensando em obter um empréstimo para sanar dívidas e reorganizar suas finanças? Ou custear a faculdade dos filhos e até mesmo abrir o próprio negócio? São bons motivos para se contrair um empréstimo, mas lembre-se: é muito importante evitar os maus hábitos financeiros, para não se tornar um devedor inadimplente.
5 maus hábitos que podem acarretar problemas:
1. Perder o controle do orçamento
Quem não mantém o orçamento pessoal equilibrado pode cair no círculo vicioso de fazer um empréstimo atrás do outro. Se estiver atolado em dívidas, tente renegociar, corte gastos e faça um empréstimo com juros menores para quitar outros de juros maiores, como cartão de crédito e cheque especial.
2. Pegar empréstimo por impulso
É possível fazer um empréstimo facilmente, até pela internet, por isso é preciso prudência. Pegar empréstimo por impulso, sem analisar sua capacidade de pagamento, é o caminho mais curto para se tornar um devedor. Evite esse mau hábito financeiro!
3. Comprometer mais do que 20% da renda nas prestações
Muitas pessoas não prestam atenção ao impacto da prestação na renda total. Só depois de contraído o empréstimo é que se dão conta de que o encargo é maior do que imaginavam. Um ótima dica é manter uma planilha de gastos e classificá-los como fixos e variáveis. Uma visão geral das despesas vai ajudar a determinar quanto do orçamento pode ser comprometido com a prestação.
4. Não verificar cuidadosamente as condições do empréstimo
As instituições financeiras devem informar claramente os juros, encargos e taxas cobrados. Mas, muitas vezes, o Custo Total Efetivo (CET), que é o somatório de todos os custos envolvidos em uma operação de crédito, não é revelado no início da negociação. Pergunte, pesquise as taxas dos concorrentes e faça simulações, dessa forma você terá mais clareza para escolher.
5. Atrasar ou deixar acumular pagamentos
Atrasos no pagamento geram multas e juros de mora, o que encarece sua dívida. Se pagar uma parcela em atraso já fica complicado, imagine o peso no orçamento se deixar acumular duas ou mais. Nem pense nessa hipótese! Afinal, você pegou um empréstimo para resolver um problema e não para se encrencar ainda mais, não é?
Se perder o controle, entre em contato com o credor e negocie o modo mais fácil de atualizar os pagamentos.
Viu como é importante evitar maus hábitos financeiros para não se tornar um devedor? Quer acrescentar mais informações à nossa lista? Comente!
Se você gostou do artigo, você pode ler conteúdo semelhante como "Como pedir dinheiro emprestado a uma pessoa física?"