Como pedir dinheiro emprestado a uma pessoa física?

Quando a situação aperta e precisamos de dinheiro emprestado para reassumir o controle do orçamento, muitas vezes a solução mais rápida é contar com a ajuda de um amigo ou parente.

No entanto, mesmo sendo uma situação informal e diferente de pedir um empréstimo pessoal junto a uma instituição financeira, a transação exige cuidados.

Leia o nosso artigo e fique sabendo o que fazer para que as duas partes envolvidas estejam seguras e que a amizade saia fortalecida e não estremecida.

1. Planeje a longo prazo para honrar sua dívida

Antes de mais nada, é preciso ter certeza de que você será capaz de quitar a dívida com a pessoa no prazo combinado. Faça as contas na ponta do lápis para estar seguro de que esse novo encargo cabe em seu orçamento pessoal.

É bem provável que você precise cortar despesas e adiar alguns projetos até conseguir honrar seu compromisso com quem vai te socorrer na hora do aperto.

2. Formalize a transação com um documento

Quando você solicita um empréstimo pessoal em uma instituição financeira, a transação é formalizada com um contrato.

Da mesma forma, uma transação entre amigos ou parentes precisa ser documentada, o que pode ser feito por contrato particular, por uma nota promissória ou mesmo um cheque pré-datado. Amizade e parentesco não bastam como garantia!

3. Ofereça uma remuneração sobre o empréstimo

Tome a iniciativa de oferecer uma compensação mensal pelo favor. Afinal, a pessoa está deixando de investir para te emprestar, então é justo que você proponha pagar, pelo menos, o que o dinheiro renderia na poupança.

Ao oferecer uma remuneração pelo empréstimo, você demonstra que é confiável e grato pelo gesto de boa vontade do amigo.

4. Combine um prazo justo

Seja realista e sincero com seu credor. Não prometa pagar dentro de 30 dias se você sabe que isso será impossível. Analise suas reais possibilidades de saldar a dívida e proponha um prazo razoável.

Uma vez combinado o prazo, não deixe de cumprir. A pessoa estará contando com o pagamento para reassumir os planos que adiou para te emprestar o dinheiro.

5. Priorize o pagamento

Seu amigo não é uma instituição financeira e não vai negativar seu nome por inadimplência, mas isso não significa que você pode atrasar ou se esquecer de pagar.

Na verdade, nesse caso, as consequências da falta de pagamento podem ser até mais desagradáveis: você se arrisca a perder o amigo, além de ver sua reputação arruinada na família e em seus círculos de amizade.

6. Seja discreto

Combine o empréstimo discretamente e nunca em público ou diante da família. Isso evita palpites de terceiros e consequências desagradáveis, como nos casos em que outros irmãos se sintam prejudicados, se os pais emprestam dinheiro para determinado filho.

Muitas vezes, pedir dinheiro a parentes ou amigos é uma situação constrangedora que pode ser evitada. As condições para um empréstimo pessoal em uma instituição financeira são muito facilitadas hoje em dia. Você pode fazer isso pela internet, discretamente e sem dar explicações a ninguém.

Gostou do artigo? Quer comentar ou acrescentar informações? Esteja à vontade!

Comentários sobre Como pedir dinheiro emprestado a uma pessoa física?

Adicionar uma revisão
Ordenar por:

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de sites e e-mails serão transformados em links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
Sem comentários, o seu será o primeiro.