Como se livrar das dívidas? Saídas para uma situação difícil.

Quando as dívidas se acumulam e a situação fica difícil de controlar, é hora de procurar saídas e tomar medidas para recuperar a estabilidade o mais rápido possível. Quanto mais você demorar para agir, mais a situação vai se complicar e mais difícil será sair dela.

A proximidade de um novo ano é a época ideal para você tomar uma resolução séria e retomar o controle das finanças. Então, neste artigo, queremos ajudar você a encontrar saídas para uma situação financeira complicada e começar o ano novo com o pé direito.

Siga os passos abaixo:

1. Faça uma análise racional da situação

A primeira providência é ter uma visão realista de sua situação financeira. Anote todas as dívidas em uma planilha, começando com as de juros mais altos. A partir da soma total das dívidas, você saberá que quantia será necessária para recuperar o controle das finanças.

Anote, também, seus recursos disponíveis, como renda líquida mensal, eventuais investimentos e bens de maior liquidez.

2. Negocie com os credores

Demonstre sua boa intenção de pagar as dívidas: entre em contato com seus credores e proponha uma renegociação. Peça descontos, isenção de multa ou parcelamento, para facilitar a regularização de sua situação perante a instituição credora.

Depois de fechado o acordo, solicite a imediata retirada de seu nome das listas de restrição de crédito. Assim, você poderá levantar um empréstimo em condições mais vantajosas, para pagar as dívidas.

3. Contrate um empréstimo com juros menores

Para pagar as dívidas de juros mais altos, como cartão de crédito e cheque especial, peça um empréstimo pessoal com juros menores. É possível contratar um empréstimo online, com rapidez e segurança.

Compare as propostas de várias financeiras diferentes, para encontrar as condições mais vantajosas. Assim que receber o crédito em sua conta, pague imediatamente as outras dívidas e fique só com as parcelas do novo empréstimo. É mais fácil administrar uma única dívida do que várias delas em instituições financeiras diferentes.

4. Corte despesas

Faça um levantamento criterioso de seus gastos para descobrir o que pode ser cortado. Veja exemplos de despesas que podem prejudicar seu equilíbrio financeiro:

  • jantares em restaurantes caros;
  • baladas com os amigos;
  • viagens de fim de semana;
  • compras por impulso no shopping center;
  • mensalidades da academia que você mal frequenta;
  • despesas com veterinário e pet shop para seus dois cachorros e três gatos;

Encontre formas gratuitas e saudáveis de lazer, como passeios no parque, ciclismo, piquenique com a família, reunião de amigos em casa etc.

Essa mudança de atitude vai ajudar bastante no seu projeto de acabar com as dívidas.

5. Adote um padrão de vida mais modesto

Seja realista: estando em uma situação financeira difícil, você não pode arcar com as despesas de um apartamento em um condomínio de luxo, nem com a manutenção de um carro mais caro.

Então, o jeito é se mudar para um imóvel menor em um bairro mais modesto para reduzir despesas. Também pode ser necessário vender o carro e passar a usar transporte público por algum tempo.

Concluindo, livrar-se das dívidas e sair de uma situação difícil pode demorar um pouco, além de exigir sacrifícios, mas com esforço e disciplina, qualquer pessoa pode conseguir.

Lembre-se de que tais sacrifícios são temporários. Depois de recuperar o equilíbrio de suas finanças, aos poucos, você conseguirá voltar ao antigo padrão de vida. E sem dívidas!

Aproveite para ler outros artigos sobre equilíbrio financeiro, como “6 dicas para complementar a renda mensal em tempos de crise” e “Saúde financeira: qual é o melhor remédio para manter a sua”.

Comentários sobre Como se livrar das dívidas? Saídas para uma situação difícil.

Adicionar uma revisão
Ordenar por:

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Endereços de sites e e-mails serão transformados em links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
Sem comentários, o seu será o primeiro.