O que é mais importante quando pedimos um empréstimo?
Diante da necessidade de se pedir um empréstimo pessoal, muitas vezes negligenciamos alguns cuidados importantes. Seja para saldar compromissos ou para levar adiante um projeto especial, como uma viagem, o início de um novo negócio ou um reforço de capital, o momento de fazer um empréstimo requer muita atenção.
Então, o que é mais importante observar quando queremos fazer um melhor empréstimo no Brasil? Nosso artigo vai falar sobre isso.
1. É importante ter prudência ao calcular a importância necessária
Por mais que as condições oferecidas sejam atraentes, é preciso resistir à tentação de pegar emprestada uma importância maior do que a necessária para resolver sua situação financeira no momento.
Então, antes de assinar o contrato, faça um cálculo cuidadoso do que você realmente precisa para o seu projeto e aceite somente a quantia exata, por mais que a instituição financeira ofereça mais.
2. É bom evitar prazos muito longos
Por um lado, ter mais tempo para pagar seu empréstimo online rapido pode parecer vantajoso, pois quanto maior o prazo, menores serão as prestações mensais. Por outro lado, é importante ter em mente que os juros mensais serão sempre maiores em prazos mais estendidos.
Quanto maior o prazo, mais elevado será o valor total pago ao final da operação. Então, pense bem antes de aceitar aquele prazo a perder de vista. Se puder, contrate o empréstimo no prazo mais curto possível para evitar os juros mensais.
3. É fundamental comparar as opções
Mesmo que você já tenha conta há muito tempo em determinado banco, isso não significa que ele será sua melhor alternativa para a concessão de um empréstimo. Hoje em dia, há uma enorme variedade de ofertas disponíveis no mercado, inclusive para empréstimos online, que são rápidos e descomplicados.
Então, a opção pelo banco em que você é correntista pode não ser a mais vantajosa. É importante pesquisar bem e fazer comparações antes de assinar o contrato. Há bons sites na internet que ajudam a comparar as condições de empréstimo pessoal em diversas instituições financeiras. São ferramentas que facilitam muito a sua decisão!
4. É preciso entender bem as cláusulas contratuais
Não vale ter preguiça de ler e analisar com cuidado tudo o que você for assinar. Por mais que seja uma tarefa chata, você precisa entender todos os termos do contrato, mesmo que a linguagem seja muito técnica ou cheia de termos jurídicos.
Se houver dúvidas, não hesite em perguntar e pedir esclarecimentos mais detalhados. Em caso de empréstimos online, use os canais de atendimento da instituição financeira para saber exatamente o que você está assinando. Isso vai garantir sua tranquilidade futura.
Agora que leu nosso artigo, você já conhece alguns aspectos importantes a se considerar ao fazer um empréstimo. Esperamos que a leitura tenha sido útil!
Se você gostou do artigo, você pode ler conteúdo semelhante como Quem paga os empréstimos depois do divórcio? e Saúde financeira: qual é o melhor remédio para manter a sua?